Menu

terça-feira, 26 de julho de 2011

Construindo um Projeto Político Pedaógico a partir do Marco Teórico

Curso dinamizado pelo Professor Carilho para as Coordenadora Pedagógicas da E/SUBECRE01.

Clique na imagem para ter acesso ao texto.
CURSO PLANEJAMENTO NA SALA DE AULA PARA OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS DA E/SUBE/CRE01  OS INDICADORES COMO FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

8ª Jornada Internacional de Educação - RJ- Rafael Parente


Nome: RAFAEL PARENTE
Cidade: RJ
País: BRASIL
Currículo:

Formado em Publicidade, Mestre em Gestão da Educação e concluindo PhD em Educação Internacional e desenvolvimento pela NYU. Educador e Pesquisador; Subsecretário de projetos estratégicos da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
Tema da Palestra:
A Educopédia e o Futuro da Educação no Brasil

Sinopse:
Por que somos tão aficcionados pelas novas tecnologias? Como os computadores e a internet têm impactado a criação e compartilhamento de conhecimento? Como a Educopédia se insere nesse novo contexto? Como alunos e professores podem tirar melhor proveito dessa revolução? Essas são as principais perguntas que Rafael Parente abordará na sua palestra.



8ª Jornada Internacional de Educação-RJ- Mauro Longato

MAURO LONGATO
Cidade: PR
País: -
Currículo:

Psicopedagogo, Psicanalista, Bacharel em Letras e Mestre em Gestão de Negócios/Marketing; Consultor educacional, Professor de MBA da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) na disciplina de Gestão de Pessoas; Profissional com destacada atuação na área de Educação, adquirindo vivência desde a Educação Básica ao Ensino Superior, desenvolvendo atividades de docência, coordenação, orientação e direção; Assessor na Formação de Coordenadoras Pedagógicas do projeto “Aprendendo a Viver” (FACIG/SP); Prestou assessoria aos trabalhos de grupos e oficinas do CESEP “Nova Ordem Econômica: Trabalho e Exclusão Social, Movimento Popular e Alternativas” – PUC/SP. Palestrante do IV Simpósio Multidisciplinar do UNIFAI – “A Universidade e a Produção do Conhecimento Científico” – Tema: “ A Educação e a Internet no Brasil”.
Tema da Palestra:
Metacognição e Sucesso Escolar

Sinopse:
A importância da metacognição nos processos de aprendizagem cujo objetivo é o sucesso escolar. Para tanto, discute a necessidade de se construir, nas salas de aula, uma cultura do pensar, que propicie aos alunos uma forma de explicitar, desde cedo, modalidades de pensamento com o auxílio do professor. Podemos então afirmar, como a maioria dos estudiosos deste tema, que o termo metacognição se pode aplicar, de forma geral, aos conhecimentos que os professores têm sobre a cognição, enquanto seus alunos estão resolvendo uma determinada tarefa. O que nos interessa, é analisar a relação entre os conhecimentos dos alunos e a resolução efetiva da tarefa, e/ou também analisar a relação entre a forma de regular a atividade e a resolução dada a ela.

8ª Jornada Internacional de Educação -RJ - MARIA CLARA GAMA SODRÉ/CRISTINA DELON


MARIA CLARA GAMA SODRÉ/CRISTINA DELON
Cidade: RJ
País: BRASIL
Currículo:


Tema da Palestra:
Crianças Superdotadas e Talentosas: Problema ou Riqueza Nacional?
Sinopse:
Pode a riqueza se transformar num problema nacional? Enquanto os países mais desenvolvidos encontraram, na educação dos alunos superdotados e talentosos, boas práticas pedagógicas para a educação de todos como o enriquecimento curricular e a diferenciação de ensino, no Brasil justificamos, através de mitos, a não oferta de atendimento educacional especializado aos mais capazes. A legislação brasileira aponta diversas possibilidades na organização dos sistemas de ensino, assim como da sala de aula, com vistas à adequação escolar, social e de conteúdos, para alunos superdotados e talentosos. Apesar disso, o que vemos é a negação de sua existência ou a inexistência de programas que estimulem o seu potencial, impedindo-os de terem produção superior em suas áreas de atuação. Assim, enquanto crianças superdotadas e talentosas forem vistas como inconvenientes, a nossa maior riqueza será vista como problema nacional.