MAURO LONGATO
Cidade: PR
País: -
Currículo:
Cidade: PR
País: -
Currículo:
Psicopedagogo, Psicanalista, Bacharel em Letras e Mestre em Gestão de Negócios/Marketing; Consultor educacional, Professor de MBA da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) na disciplina de Gestão de Pessoas; Profissional com destacada atuação na área de Educação, adquirindo vivência desde a Educação Básica ao Ensino Superior, desenvolvendo atividades de docência, coordenação, orientação e direção; Assessor na Formação de Coordenadoras Pedagógicas do projeto “Aprendendo a Viver” (FACIG/SP); Prestou assessoria aos trabalhos de grupos e oficinas do CESEP “Nova Ordem Econômica: Trabalho e Exclusão Social, Movimento Popular e Alternativas” – PUC/SP. Palestrante do IV Simpósio Multidisciplinar do UNIFAI – “A Universidade e a Produção do Conhecimento Científico” – Tema: “ A Educação e a Internet no Brasil”.
Tema da Palestra:Metacognição e Sucesso Escolar
Sinopse:
A importância da metacognição nos processos de aprendizagem cujo objetivo é o sucesso escolar. Para tanto, discute a necessidade de se construir, nas salas de aula, uma cultura do pensar, que propicie aos alunos uma forma de explicitar, desde cedo, modalidades de pensamento com o auxílio do professor. Podemos então afirmar, como a maioria dos estudiosos deste tema, que o termo metacognição se pode aplicar, de forma geral, aos conhecimentos que os professores têm sobre a cognição, enquanto seus alunos estão resolvendo uma determinada tarefa. O que nos interessa, é analisar a relação entre os conhecimentos dos alunos e a resolução efetiva da tarefa, e/ou também analisar a relação entre a forma de regular a atividade e a resolução dada a ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário